Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/9/e5/df/site1384769358/public_html/ocolegio.php on line 15
CPMG Ayrton Senna
 CPMG Ayton Senna

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Página Inicial Sobre o Colégio Galeria de Fotos Faculdades Galeria dos Ex-Comandantes Regulamentos Outras Unidades do CPMG

 

 

 

O COLÉGIO

 

Identificação

Razão Social: Colégio da Polí­cia Militar de Goiás - Unidade Ayrton Senna

CNPJ (Conselho Escolar): 01.122.180/0001-47

Endereço: Rua JC 10 esquina com Rua JC 37 Jardim Curitiba I

Telefones: (062) 3201-6301/3201-6302

E-mail: cpmg-as@pm.go.gov.br



Rua JC 10 Esq. c/ JC-37 Jardim Curitiba I
(62) 3201-6301 / (62) 3201-6302
powered by Digital Mix

 

 

 

Como ingressar no Cpmg - Ayrton Senna

 

Para pertencer ao corpo de discentes do Colégio da Polícia Militar Goiás (CPMG) é necessário passar por um sorteio, que é aberto mediante Edital Público com portaria emitida pelo Comandante Geral da PMGO, de acordo com o número de vagas existente em cada unidade do CPMG. 80% das vagas são disponibilizadas através do sorteio e 20% através da prova de conhecimentos. Pode participar do concurso candidatos dependentes de civis ou dependentes de militares, sendo que 50% (cinquenta por cento) das vagas são destinadas aos filhos de militares e 50% (cinquenta por cento) destinadas aos filhos de civis, ou seja, dependentes de civis concorrem com dependentes de civis e dependentes de militares concorrem com dependentes de militares.
Esse concurso tem, basicamente 4 (quatro) etapas: A primeira é a inscrição , a segunda é o sorteio, a terceira é a prova de conhecimentos e a última é a matrícula dos aprovados dentro do número de vagas.

Inscrição
Todos os anos em que há sorteio para o CPMG, geralmente as inscrições ocorrem a partir do mês de setembro e vão até o mês de outubro. Os requisitos exigidos para a inscrição são:
Ser brasileiro, ou, se estrangeiro, estar com permanência regular no Brasil;
Fornecer uma cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade;
Fornecer cópia da carteira de identidade do responsável.
Declaração Escolar que está cursando a série anterior à pretendida.

Sorteio


O sorteio este será realizado na presença dos pais dos candidatos, do Conselho Escolar e de representantes da Associação de Pais e Mestres e da Sociedade Civil.

Prova de Conhecimentos
Os candidatos que não forem sorteados e que tiverem interesse, deverão comparecer em tempo hábil, conforme previsto no Edital, à Secretaria do CPMG e manifestar interesse na realização da prova. Então, no dia e horário previsto no Edital, deverão comparecer ao local indicado e fazer a prova, concorrendo assim aos 20% das vagas remanescentes do sorteio.

Matrícula
Após a divulgação do resultado do sorteio e da prova, a comissão do concurso divulga a data para a matrícula dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas disponíveis.
A matrícula dos alunos novatos acontece sempre após a matrícula dos alunos da casa e alguns documentos também são exigidos. Os principais documentos são:
Declaração de Solicitação de Transferência ou a própria Transferência com o histórico;
Cópia do documento de identidade do responsável;
Cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade do aluno;
01 foto 3X4 recente;
Comprovante de Endereço atualizado, preferencialmente com número de telefone e CEP;

 

 

 

Histórico do CPMG Ayrton Senna

 

Em julho de 1976, com a Lei 8.125, artigo 23, inciso I, alínea B, foi criado o Colégio da Polícia Militar de Goiás, nome o qual 23 anos mais tarde através da Portaria nº 604 de 19 de Novembro de 1998, viria a ser uma nova figura no campo educacional, reconhecido e almejado pelo meio social goiano. Em 19 de novembro de 1998 foi instalada a primeira Unidade, localizada dentro da Academia de Polícia Militar denominada Cel Cícero Bueno Brandão, em Julho de 1999 recebeu da Secretaria Estadual de Educação nova instalação física, para abrigar 440 alunos e em 2000 o Colégio Hugo de Carvalho Ramos, com 1.700 alunos.

O CPMG Ayrton Senna foi criado pela Lei nº 14.050 de 21/12/2001, no governo do Sr Marconi Ferreira Perilo Junior. Suas instalações foram edificadas pelo Governo Federal para ser referência na região com o programa CAIC (Centro de Assistência Integral a Criança e Adolescente), que estaria funcionando em período integral fornecendo o ensino regular normal paralelo a outras atividades que complementariam a formação da criança e do adolescente. O CAIC não chegou a funcionar da forma planejada passando então, a ser uma escola da Rede Estadual de Ensino, subordinada a Secretaria Estadual da Educação.. Em 2000 foi realizada movimentação geral na região, onde a comunidade fazia várias reivindicações, dentre elas, a instalação de um Colégio da Polícia Militar. O requerimento transformou-se na implantação do CPMG Ayrton Senna, com inauguração em fevereiro de 2002.

A atual administração do CPMG Ayrton Senna está composta por funcionários civis e policiais militares, desnvolvendo atividade de cunho educacional, na esfera de suas habilitações profissionais, contando com uma equipe de coordenadores preparada para orientar os docentes e os discentes; professores compromissados com o ideal de proporcionar aos alunos um ensino de melhor qualidade. De igual forma, servidores da Secretaria Geral e Apoio procuram, com dedicação e carinho, sempre manter as documentações em ordem e a manutenção e preservação das instalações físicas do colégio, respectivamente.

A Unidade Escolar foi construída com dezoito salas de aula de dimensões variadas e um ginásio poliesportivo. A PMGO ao assumir sua administração promoveu várias ampliações, objetivando dar uma formação eclética a seus alunos. Fora construída uma quadra poliesportiva, aumentou-se a área pavimentada do pátio interno, criaram-se espaços variados para a prática de atividades extracurriculares, e promoveram-se adequações com vistas a tornar a escola mais funcional.

O Colégio conta atualmente com cerca de 2.000 alunos matriculados, oferecendo a 2º Fase do Ensino Fundamental, no período vespertino, e o Ensino Médio no período matutino e noturno. Em nosso Colégio são desenvolvidos vários tipos de projetos para melhoria e enriquecimento das aulas, visitas a museus, universidades, ações solidárias, educação ambiental, reciclagem de lixo, treinamentos desportivos e demais atividades de incentivo à cultura e à educação, projetos de iniciação científica, com parcerias do CNPq, Secretaria de Tecnologia e Secretaria Estadual de Educação. As ações realizadas têm oportunizado aos alunos do Ensino Médio incentivo à iniciação científica, orientação profissional e aperfeiçoamento dos conhecimentos nas áreas de maior afinidade, grande valia para o despertar profissional do jovem cidadão. Para o desenvolvimento desses projetos são necessários pesquisas bibliográficas e campo.

Com os recursos oriundos das contribuições do Corpo Discente, o CPMG Ayrton Senna tem investido prática constante de pesquisas científicas de acordo com a necessidade de cada projeto, promovendo viagens, recursos tecnológicos, livros, na conformidade das solicitações feitas por toda comunidade escolar. Contamos também com o Departamento de Assistência ao Estudante, com equipe de psicologia e assistência social para apoio psicopedagógico, além de encaminhamentos individuais detectados no âmbito do CPMG Ayrton Senna.

Procurando bem utilizar uma didática moderna, em atendimento aos anseios da sociedade, colocando à disposição recursos audiovisuais para tornarem as aulas mais ricas e atrativas. Inegável o crescimento da escola, razão pela qual, hoje, os alunos sentem-se envaidecidos por integrarem a comunidade escolar do Colégio da Polícia Militar Ayrton Senna. A população local tem aprovado o nosso trabalho e é nosso compromisso estar sempre aperfeiçoando as ações para levar ao corpo discente um ensino de qualidade que propicie melhores condições para que os alunos possam lutar por uma oportunidade de formação superior, de trabalho e de convivência social.

 

 

 

Diferencial Pedagógico

 

Nosso Colégio possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular, seguindo os mesmos procedimentos dos colégios militares brasileiros, sem, com isso, modificar os planos curriculares estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação em Goiás.

Em nosso colégio:

· O uniforme caracteriza a instituição perante a sociedade, através do aluno.

· As turmas do CPMG - funcionam em regime de seriado, com atividades de segunda a sábado.

· A recuperação semestral realizada no final de cada semestre, com o objetivo de recuperar a média mínima do aluno que não tenha atingido 6,0 ( seis ). A nota obtida na recuperação semestral somente substituirá a menor média do bimestre, se superior a esta.

· O colégio oferece várias modalidades em treinamentos desportivos.

· Os 3º anos aos sábados recebem aulas ( Específicas ) com o objetivo voltado para o vestibular.

· Os 2º anos aos sábados recebem aulas ( Específicas ) com objetivo de reforço (Recuperação Paralela).

Esperamos contar com a colaboração de todos, pois temos a certeza de que as observações das particularidades do Colégio da Polícia Militar contribuiro significativamente para a disciplina e boa formação das nossas crianças e jovens.

 

 

 

 

 

 

Rua JC 10 Esq. c/ JC-37 Jardim Curitiba I

(62) 3201-6301 / (62) 3201-6302

powered by Digital Mix